Sem categoria

OAB Paraná escolhe novo presidente através de voto on-line

Três candidatos disputam a sucessão de Cassio Telles, eleito para o triênio 2019-2021: Marilena Winter, atual vice-presidente da seccional paranaense, que encabeça a XI de Agosto, chapa que tem dominado as eleições da entidade nos últimos anos; Marcelo Trindade de Almeida, da Algo Novo – Oposição; e Romulo Quenehen, da Artigo 5º.

Pela primeira vez em sua história as eleições para a presidência da OAB Paraná ocorrerão, neste ano, através de voto on-line. A decisão é uma medida preventiva adotada, a princípio, para evitar aglomerações durante a crise pandêmica da covid-19, mas que deve ser implementada pela ordem, de maneira definitiva, em todo o país.  O voto é obrigatório e pode acarretar aos eleitores faltosos multa de 20% sobre o valor da anuidade – aproximadamente R$ 200.

Concorrentes

Três candidatos disputam a sucessão de Cassio Telles, eleito para o triênio 2019-2021: Marilena Winter, atual vice-presidente da seccional paranaense, que encabeça a XI de Agosto, chapa que tem dominado as eleições da entidade nos últimos anos; Marcelo Trindade de Almeida, da Algo Novo – Oposição; e Romulo Quenehen, da Artigo 5º. O pleito ocorrerá nesta quinta, dia 25, das 8 às 18 horas.

Login e senha

Para votar, os advogados inscritos na seccional deverão acessar o site www.eleicoes.oabpr.org.br ou baixar o aplicativo OAB Digital no celular ou tablet. O acesso às urnas virtuais se dá através de certificado digital ou login e senha. Para tanto, é preciso entrar no sistema que já se encontra disponível.

Acesso prévio

Para evitar atrasos e sobrecarga no sistema, a comissão eleitoral da OAB Paraná recomenda que os eleitores gerem a senha com antecedência através do link www.votacaooabpr.org.br. Apesar de ser tema de polêmica, somente estão aptos a votar os advogados em dia com a anuidade até a data de 26 de outubro de 2021. Para aqueles que tiverem dificuldades, a OAB irá disponibilizar urnas virtuais nas sedes da seccional e das subseções.

Conselho federal

Além do presidente, serão eleitos os membros da diretoria, os representantes do conselho seccional e as diretorias ou conselhos de 49 subseções em todo o estado. Também serão eleitos os conselheiros federais, estes encarregados de escolher, em pleito indireto, o presidente nacional da OAB no início de 2022.

Cinco estados

O voto on-line foi autorizado através de provimento autorizado neste ano pelo plenário do conselho federal da OAB, em Brasília. Além do Paraná, foram autorizadas eleições on-line em outras quatro seccionais: Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Maranhão. A expectativa da OAB Nacional é que até o final de 2024 as 27 seccionais adotem o voto virtual.

Previsão

Com o voto digital, a expectativa da OAB-PR é que a chapa vencedora seja conhecida poucas horas depois do encerramento do pleito.

Universo de eleitores

Estão aptos a votar cerca de 75 mil advogados no Paraná. A relação é de 1 profissional do direito para cada 190 habitantes no estado.

Coluna publicada no Diário Indústria & Comércio em 24 de novembro de 2021.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Leia também: