No items found

Painel de cultura da ACGB completa um mês

Há um mês, a Associação de Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana), inaugurou o primeiro painel de cultura destinado a revitalizar e dar cara nova a setores degradados do centro histórico de Curitiba. Ao longo de 2020 mais dez painéis  deverão ser instalados na cidade em um projeto que conta com a parceria da prefeitura de Curitiba.

Feito com azulejos, o painel que foi instalado no bairro São Francisco, tem seis metros de largura por dois de altura e exibe um poema de amor à cidade escrito por Malú Prado e  ilustrado por André Souza, que usou como temas o pinheiro araucária e a gralha-azul, símbolos tradicionais do Paraná.

Em setembro de 2019, durante reunião de representantes da ACGB/Vida Urbana o prefeito Rafael Greca na sede do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Urbano de Curitiba), foi firmado termo de cooperação para viabilização e autorização legal da fixação dos painéis de azulejo.

Legislação municipal prevê que a instalação de placas e semelhantes em áreas externas de prédios urbanos, residenciais ou comerciais, deve ser submetida ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba (CPMC).

De acordo com Deisi Fonseca, coordenadora da ACGB/Vida Urbana, a inauguração do primeiro painel de cultura faz parte de um projeto que deve ganhar maior dimensão neste ano com a instalação de painéis no quadrilátero urbano de Curitiba.  Um dos painéis que já estão prontos será fixado na Boca Maldita e exibe um poema de Álvaro Posselt em homenagem ao bondinho da Rua XV de Novembro.

Mantida por empresas de condomínio, a ACGB/Vida Urbana trabalha gratuitamente na recuperação de calçadas, jardins e na despichação do centro de Curitiba. “Não se trata apenas de agir contra pichadores, até porque conjugamos outras tarefas, o que queremos é valorizar o espaço de circulação das pessoas, devolver a elas o que a cidade oferece de bom”, assinala Deisi.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Leia também:

Dura vida de advogado

A mesma Folha de S. Paulo que anunciou, equivocadamente, a morte da monarca da Inglaterra, na manhã de segunda-feira – “Rainha Elizabeth

Um painel para sempre

Há seis meses, a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugurou um painel de azulejos em homenagem aos profissionais da