Notícias

Em tempos de pandemia, UniDomBosco transmite aula magna de Direito no Youtube

Palestra irá ao ar nesta sexta-feira, às 19 horas, no canal da instituição; jurista Luiz Fernando Coelho, autor de “Teoria Crítica do Direito”, é o convidado.

A faculdade de Direito da Universidade Dom Bosco encontrou uma forma, senão inédita, ao menos inusitada, de promover sua tradicional aula magna neste ano. Com a epidemia do Covid-19 e as medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades de saúde, a saída encontrada foi promover o evento em transmissão online.

O convidado para proferir a palestra é o jurista e filósofo, Luiz Fernando Coelho, autor do clássico “Teoria Crítica do Direito”, cuja 5ª edição foi publicada recentemente pela Editora Bonijuris, de Curitiba.

A decisão de promover a palestra no canal da instituição foi tomada após um teste feito com a plataforma Teams Microsoft, que vem sendo utilizada pela Dom Bosco na transmissão de aulas online.

De acordo com Cristiano Dionísio, coordenador do curso de Direito da instituição, a ideia a princípio seria restringir a aula magna aos canais internos, mas foi expandida a pedido da pró-reitoria de graduação e extensão da universidade. “O que nós entendemos é que a palestra do professor Luiz Fernando Coelho tem uma dimensão que ultrapassa as fronteiras jurídicas e vai de encontro também à filosofia e à ciência política e atrai o interesse do público em geral”.

Há duas semanas, a UniDomBosco vem promovendo conferências online com os estudantes do 1º ao 10º período de Direito. As aulas estão sendo transmitidas no mesmo dia e horário das presenciais, mas são gravadas e ficam à disposição dos alunos no site da instituição.

“Mantivemos a rotina para, assim, também manter o foco dos alunos nas disciplinas e no conteúdo deste semestre”, diz Dionísio.

Convidado para proferir a aula magna, o professor Luiz Fernando Coelho foi o res  foi um dos responsáveis por transmitir no ambiente acadêmico a discussão sobre o direito alternativo na década de 80. A quinta edição da “Teoria Crítica” reelabora os temas tratados originalmente sob um novo prisma filosófico. Procurador aposentado, Coelho é graduado em direito pela UFPR e doutorado em Ciências Humanas com livre docência em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor titular da Faculdade de Direito da UFPR, onde lecionou Filosofia do Direito no curso de graduação e nos programas de Mestrado e Doutorado. Atualmente ministra aulas de Filosofia do Direito na CESUL de Francisco Beltrão.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Leia também:

A crença em lobisomens

Prestes a confirmar o diagnóstico do ministro do STF, Marco Aurélio Mello, de que seria natirmorto, o inquérito das fake news completa o prazo de investigação sem notícias à vista. O jurista René Ariel Dotti diz que só o STF poderia conceber inquérito tão descabido. Por isso ele “acredita em lobisomens”