Notícias

A herança gastronômica de Dulce Fernandes de Queiroz

A trajetória de Dulce Fernandes de Queiroz, inspirou e deu origem à obra. Familiares se reuniram para homenagear essa mulher tão admirável, e seu dom para a culinária.

Livro familiar lançado pela editora Bonijuris reúne receitas culinárias e recordações de uma mulher admirável

GABRIELA OLIVEIRA

JORNALISTA

A trajetória de Dulce Fernandes de Queiroz, que completaria 103 anos neste ano de 2022, inspirou e deu origem à obra. Familiares se reuniram para elaborar o livro e homenagear essa mulher tão admirável, e seu dom para a culinária.

Escrito por Maria Tereza de Queiroz Piacentini e Simone Hering de Queiroz Yunes, lançado pela editora Bonijuris em 2021, e editado em 187 páginas, o livro contém 60 receitas, incluindo doces, salgados e sobremesas. Dulce soube explorar e apreciar as riquezas da cultura brasileira dentro da gastronomia, valorizando a capacidade criativa de transformar sobras em ingredientes principais.

Historicamente o primeiro livro de receitas data do século IV a.C, na Grécia. E continha apenas descrições de xaropes e de chás. Já na Idade Média, os franceses desenvolveram o costume de escrever receitas se baseando em caça e peixes. No entanto, foram os italianos que deram origem aos livros de receitas como os que conhecemos hoje, contendo ingredientes e suas quantidades.

Dulce foi professora, mãe, avó e esposa, casada com Alexandre de Queiroz (também já homenageado pela editora Bonijuris, na obra ‘Memórias de Alexandre de Queiroz: da estirpe baiana à família catarinense’). Ela era descrita como uma mulher forte, inteligente e dedicada. Uma típica figura matriarca, que tinha muito a partilhar. Logo, este livro não é apenas um compilado de receitas ou uma simples biografia, aqui temos um pouco de ambos, com receitas caseiras levadas por gerações, mas também trazendo memórias de uma doce Dulce.

Se trata de uma publicação ilustrada, que através de suas fotografias leva à empatia e à afeição com a protagonista. Dulce compartilha suas histórias, memórias e receitas. E com ela embalamos nossas próprias recordações familiares.

Dulce conseguiu deixar sua herança, foi capaz de reunir seus entes queridos em torno de uma mesa, empenhados em um trabalho que a fizesse orgulhosa. Agora o legado de Dulce pode percorrer o mundo, e reunir diversas outras famílias ao redor de suas mesas.

Ficha técnica// Autoras: Maria Tereza de Queiroz Piacentini e Simone Hering de Queiroz Yunes Editora: Bonijuris ISBN: 978-65-87766-10-2 Tema: Receitas; Biografia de família Ano de edição: 2021 Encadernação: Capa dura Dimensão: 18×23 cm Edição: 1ª Páginas: 192 Tiragem: 1.500 exemplares Preço do exemplar: R$ 120,00

compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Leia também:

Dura vida de advogado

A mesma Folha de S. Paulo que anunciou, equivocadamente, a morte da monarca da Inglaterra, na manhã de segunda-feira – “Rainha Elizabeth